google analytics

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lutar, Perseverar e Sofrer... Viver.

"Quem quiser vencer deve aprender a lutar, perseverar e sofrer." Bruce Lee

Impressiona-me alguns pensamentos orientais, com sua singeleza a agudez. Bruce Lee não era apenas mestre das artes marciais com singular desempenho. Era também filosofo, inclusive essa foi sua formação acadêmica.
Das diversas frases que exprimem conceitos interessantes e dignos de reflexão acurada, quero destacar uma frase que particularmente me encantou e me mobilizou.
As pérolas que pude encontrar tentarei expor sucintamente. Vamos lá...
Você tem a escolha nas mãos. O que acontece depende das opções que pega ou deixa passar. Você é hoje resultante da sua experiência de vida, que por sua vez é fundada nas escolhas que fez. Foram as melhores escolhas possíveis dentro das limitações, necessidades, expectativas, contexto. Uma escolha pede certas atitudes e traz certas conseqüências.
Se você quer vencer, se é essa sua escolha, deve desenvolver atitudes que o levem a isso. Deve aprender a lutar, perseverar e sofrer.
Penso que ha um jeito certo de lutar, porque mesmo se dispondo a lutar é possível que perca batalhas. A muito a se falar sobre a relação de oposição, como os oponentes devem se ver, se comportar, pensar etc. Lee era mestre nisso e deixou muitas coisas interessantes e úteis, não apenas para a arte marcial, mas uma boa analogia para o enfrentamento da vida.
Aprender a perseverar é coisa difícil. Buscar caminhos mais fáceis levam a desistir, mudar, postergar. Mas perseverar, continuar, permanecer é mais trabalhoso, implica em adaptação ao oponente e ao desafio. Batalhas são perdidas antes de se iniciarem, exatamente pela disposição interna a priori. O lutador perde no empate porque já o perdeu na cabeça.
E quanto a sofrer... Penso que haja um jeito certo de sofrer. "aprender a sofrer" faz pensar que, goste ou não, há sofrimentos a passar. Você pode escolher passar positivamente (o jeito certo) ou negativamente (o jeito pior). Você pode crescer em uma situação de sofrimento ou esta pode fazer crescer sua amargura. Esta é corrosiva e faz um buraco que vai se ampliando e a pessoa que escolhe lutar também contra o sofrimento mais se afunda tanto mais vai perdendo o foco da luta. Sofrer do jeito certo é aprender com todas as situações, boas e ruins, buscando ser melhor do que era antes da situação vivida. É ir encontrando-se na relação com o outro e com a realidade, tornando-se uma pessoa equilibrada, autentica, responsável, relacionável.
Bem, isso é um pouco do que me vem à cabeça quando penso nessa inspiradora idéia do aprender a lutar/viver.